Atendimento(18)9817 50008

SERVIÇOS

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

O crescimento consolidado do setor da construção civil está transformando a realidade dos canteiros de obras. Já se verifica o grande avanço na qualidade da construção civil, que passa a investir em tecnologias e qualificação como forma de aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios. Tendo em vista que sustentabilidade nada mais é do que o desenvolvimento econômico responsável, a correta destinação dos resíduos sólidos torna-se imprescindível. Além de gerar economia minimizando o desperdício na origem (obra), também irá gerar economia com o descarte, pois resíduos previamente segregados demandam um menor custo operacional para seu reaproveitamento. Assim a Gestão de Resíduos de Construção, visa aplicar metodologias de segregação e triagem desde a geração dos resíduos nos canteiros de obra, passando por um transporte licenciado e legalizado junto aos órgão locais de fiscalização, terminando com uma correta destinação em área licenciada nos moldes definidos pela Resolução CONAMA nº 307/02. Com uma completa Gestão de RCD em todas as etapas do ciclo de vida do entulho, da geração à destinação, todos os agentes envolvidos estarão cumprindo a legislação ambiental aplicável, o que possibilitará a certificação de destinação do RCD. Estes são os fundamentos da Cooperen. Nosso Objetivo: “Adotar padrões de produção sustentáveis, criando e ofertando produtos alternativos de alta qualidade e menor custo, criando emprego e gerando renda.”

Reciclagem do RCD

Ao chegar na ATT da Cooperen, os resíduos são inicialmente triados e encaminhados para 'pátios' distintos considerada a natureza de cada carregamento: entulho misturado com outros rejeitos; blocos, telhas cerâmicas e restos de alvenaria (entulho vermelho); concretos diversos, calçadas, lajes (entulho cinza); e, podas e galhadas. Em seguida, o entulho cinza é dividido em granulometria e britado separadamente do vermelho. O material a ser britado é colocado no alimentador vibratório (1); no alimentador existe uma grelha para retirada de materiais finos que recolhe a terra para um transportador de correia (2) formando uma pilha ao lado (3). Esse processo de retirada da terra evita o desgaste desnecessário das mandíbulas do britador. Depois disso o material é encaminhado ao britador (4) de onde sai um transportador de correia radial (5) que pode se posicionada hora em direção a pilha de agregado vermelho - bica-corrida (6) e hora em direção a peneira-vibratória (7) para segregação do entulho cinza que será separado em diversas medidas: brita 1, brita 2, rachão e pedrisco (9).

Operação de Transbordo e Triagem de Resíduos - ATT

Uma ATT é uma área destinada ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados, eventual transformação e posterior remoção para destinação adequada, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos a saúde pública e a segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos (Resolução CONAMA 307/2002) RECEBEM: *Resíduos da construção civil e resíduos volumosos FUNÇÃO • Triagem • Armazenamento temporário dos materiais segregados • Eventual transformação • Posterior remoção para destinação adequada